Da autonomia ao aprisionamento: a faceta conservadora e os ataques ao patrono da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62056

Palavras-chave:

paulo freire, conservadorismo, neoliberalismo, fascismo

Resumo

Nos últimos anos Paulo Freire passou de patrono da educação à “energúmeno”, “ídolo de esquerda”. Essa radical, mas processual, mudança de posicionamento, ocasionou repercussões de proporção internacional. O que gerou um encadeamento de opiniões em torno da legitimidade das obras e da importância de Freire para a educação. Para entender o alto teor subjetivista empregado nessa situação, o ensaio busca compreender por que motivos estão contestando e execrando desde o golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016 o legado do educador brasileiro. O estudo orientado pelo materialismo histórico-dialético busca a partir do que está aparente identificar a essência das ações. Nesse sentido, a conjuntura política e econômica são bases que desvelam os ataques como parte do conjunto de estratégias que procuram inserir as políticas educacionais na lógica do mercado. O momento histórico atual evidencia o aprofundamento de programas direcionadas ao uso de técnicas que flexibilizam o ensino, controlam os tempos pedagógicos e o ambiente escolar. Os ataques a Freire são formas de imobilizar os movimentos que resistem e lutam para impedir o projeto de desmonte da educação pública.

Biografia do Autor

Rafael de Farias Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor e Coordenador do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria Bezerra da Silva, localizada no município de Zabelê, e Pedagogo, na Secretaria Municipal de Educação de São João do Tigre, ambas localizadas no Cariri Paraibano.

Discente do Programa de Pós-graduação em Educação, no Doutorado, na Linha de Políticas Públicas Educacionais, pela Universidade Federal da Paraíba. Para aperfeiçoar e alinhar-me a processos investigativos, participo do grupo de pesquisa: Políticas Públicas e Mundo do Trabalho.

Jorge Fernando Hermida Aveiro, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde - Campus I. Departamento de Educação Física. Campus I.

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Professor da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. Membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE, nível Mestrado e Doutorado) e do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes, ambos do Centro de Educação da UFPB. Possui Mestrado em Educação Motora (1995) e Doutorado em[ Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Pós-doutorado no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca, Espanha (2009-2010). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho, cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999, 2000 e 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Educação Infantil, Gestão Escolar Democrática, História da Educação e Educação Física na perspectiva da Cultura Corporal. Autor de vários livros e artigos de revista sobre esses temas educacionais. Atualmente é integrante do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da UFPB (PPGE-UFPB), e do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde da UFPB)

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Ferreira, R. de F., & Aveiro, J. F. H. (2021). Da autonomia ao aprisionamento: a faceta conservadora e os ataques ao patrono da educação brasileira. Revista Teias, 22(67), 56–71. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62056

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias