Paulo Freire e Walter Benjamin: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041

Palavras-chave:

Paulo Freire, Walter Benjamin, formação de professores, narrativimagens, práxis de sensibilidades

Resumo

O artigo apresenta aproximações conceituais entre Paulo Freire e Walter Benjamin que, afastados temporalmente, estiveram comprometidos em radiografar o seu tempo e registrar, sem disfarces, a barbárie e os processos de exclusão nas suas diversas expressões. É nesse encontro, atravessado pelo estético, ético e político, que colocamos em relevo uma experiência que se manifesta no espaço da formação de professores. O campo do sensível é onde emergem as práxis de sensibilidades e as narrativimagens, conceitos estes que afirmam a potência dos processos de criação e a sua ação transformadora no sujeito em seu diálogo com si, com o mundo e com processos formativos.

 

Biografia do Autor

Dilson Miklos Pereira, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ)

Jornalista, Professor do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UniRio), Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores, Currículo e Pedagogias Decoloniais (UniRio) e Mestre em Ciência da Arte (PPGCA-UFF).

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Pereira, D. M. (2021). Paulo Freire e Walter Benjamin: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação. Revista Teias, 22(67), 172–189. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias