Paulo Freire e Walter Benjamin: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação
Resumo
O artigo apresenta aproximações conceituais entre Paulo Freire e Walter Benjamin que, afastados temporalmente, estiveram comprometidos em radiografar o seu tempo e registrar, sem disfarces, a barbárie e os processos de exclusão nas suas diversas expressões. É nesse encontro, atravessado pelo estético, ético e político, que colocamos em relevo uma experiência que se manifesta no espaço da formação de professores. O campo do sensível é onde emergem as práxis de sensibilidades e as narrativimagens, conceitos estes que afirmam a potência dos processos de criação e a sua ação transformadora no sujeito em seu diálogo com si, com o mundo e com processos formativos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias