Currículo na Educação Infantil: a pandemia e o desenvolvimento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62033

Palavras-chave:

educação infantil, parecer 05/2020, pandemia.

Resumo

O presente artigo busca sistematizar reflexões acerca da percepção dos pesquisadores e dos Movimentos Sociais em relação ao Parecer CNE/CP 05/2020 por meio da análise das contribuições geradas após a homologação do referido Parecer. O texto faz o exercício de pensar os impactos gerados, em especial para a organização do currículo na Educação Infantil. A questão norteadora foi: Quais os impactos do Parecer 05/2020 na educação infantil no Brasil no período pandêmico? Configura-se como uma revisão sistemática em base de dados, visando artigos revisados por pares, publicados entre junho de 2020 a junho de 2021. O resultado permitiu evidenciar risco iminente da adoção de livros didáticos para a etapa e a possibilidade de ensino doméstico como intenções do Parecer CNE/CP 05/2020. Ressalta-se ainda, a circunstância imposta pela Pandemia não exclui as especificidades da educação infantil e, torna-se imperativo exclamarem sobre a iminência da perda dos direitos conquistados e suas consequências.

 

Biografia do Autor

Juliana Carbonieri, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Centro de Educação, Comunicação e Artes - Departamento de Educação 

Bióloga e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Educação - PPGEdu UEL

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora - Portugal. Doutorado em Educação pela Unesp de Marília - SP. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - PR. 

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Carbonieri, J., & Magalhães, C. (2021). Currículo na Educação Infantil: a pandemia e o desenvolvimento humano. Revista Teias, 22, 175–189. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62033

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular