A amorosidade no ato de educar em Paulo Freire e Humberto Maturana: aproximações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61965

Palavras-chave:

educação, amorosidade, prática educativa, Paulo Freire, Humberto Maturana

Resumo

O artigo tem como objetivo tecer aproximações filosóficas entre Paulo Freire (1921-1997) e Humberto Maturana (1928-2021) a respeito do conceito de amorosidade e seus desdobramentos para o ato educativo. Caracteriza-se como um estudo do tipo revisão de literatura (Hohendorff, 2014), em que buscou-se evidenciar aproximações entre os autores de modo a refletir sobre os sentidos e significados da amorosidade como campo ontológico das relações humanas, especialmente àquelas estabelecidas no ato de educar. Apesar de partirem de matrizes epistemológicas distintas, pois Freire (1921-1997) se baseia na práxis e na dialética em busca de uma pedagogia libertadora, enquanto Maturana (1928-2021) explica o conhecer pelo viés da Biologia, pontos de convergência são possíveis a partir do entendimento do amor/amorosidade como condição da socialização humana. A discussão sinaliza que o amor/amorosidade é a verdadeira condição para a coexistência humana e a convivência social. Entendido como a aceitação do outro em sua diferença e diversidade, o amor deve ser o fundamento do ato educativo para a construção de espaços de convivência horizontalizados na busca da consciência crítica e emancipatória do sujeito.

Biografia do Autor

Elizandra Jackiw, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2002). Especialização em Inovação em Projetos Pedagógicos-âmbito escolar e não-escolar. Especialização em Tecnologias Educacionais. Especialização em Educação a Distância. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Paraná e pedagoga no Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, ensino-aprendizagem, comunicação-educação e educomunicação.

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorado em Avaliação e Currículo na UNIRIO; Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP; Mestrado em Educação e Ciências pela UFSC-SC; Professora da UFPR, do Setor de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional. Linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - Coordenadora do Projeto de Pesquisa Vozes do Cárcere - Paz e não violência em busca de um novo modelo de gestão penal. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Avaliação e Currículo - UNIRIO Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico. Coordenadora do Eixo EJA e Tecnologias do EPEJA. Membro da Comissão Permanente para Elaboração, Implementação e Implantação da Política Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal do Paraná - PEAME. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas ? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Vice Coordenadora do Observatório Social Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal.

Cristiane Dall'Agnol da Silva Benvenutti, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Linha de Pesquisa: cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Internacional UNINTER. Especialização em Formação Docente e Tutoria a Distância pela Facinter (2009) e Psicopedagogia Institucional e Clinica pelo IBPEX (2005). Graduação em Pedagogia pela UNICENP (2004), Magistério (1994. Desde 2007 atua como docente na Educação a Distância do Centro Internacional UNINTER. Atualmente é Professora Tutora no curso de Pedagogia EaD e Semipresencial UNINTER, esteve professora suplente da Comissão Local e Acompanhamento e Controle Social Do ProUni - COLAP (Gestão 2015-2017) e supervisora acadêmica na Gestão Acadêmica de Polo. Foi professora das séries iniciais do Ensino Fundamental por 4 anos (2004 até 2007); atendimento psicopedagógico por 2 anos (2005 até 2007); coordenadora pedagógica adjunta da Educação Infantil por 1 ano e 6 meses e professora na Educação Infantil por 9 anos (1995 até 2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem na educação superior e Formação Docente

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Jackiw, E., Haracemiv, S. M. C., & Benvenutti, C. D. da S. (2021). A amorosidade no ato de educar em Paulo Freire e Humberto Maturana: aproximações possíveis. Revista Teias, 22(67), 7–17. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61965

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias