A emergência da Escola Normal: formação de professoras e relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.61878

Palavras-chave:

Escola Normal, Formação de Professoras, Relações Étnico-Raciais.

Resumo

A pesquisa analisa a emergência da Escola Normal no período de 1938 a 1960 e sua proposição para a formação de professores e as relações étnico-raciais no município de Bragança, Pará. Pauta-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se por uma pesquisa histórica-educacional com base na Nova História. Os dados apontam a educação e a religião como pilares do processo formativo, marcado pelo processo de feminização do magistério que preparasse professoras, mas também mulheres para o cuidado do lar e dos filhos, tementes a Deus e submissas aos seus maridos. Conclui-se que a Escola Normal contribuiu para o desenvolvimento local, configurando-se como centro de formação escolar e espiritual, porém, desvencilhada da questão étnico-racial que permanecia ausente no debate político e educacional e nas propostas curriculares e formativas para a formação de professoras da Escola Normal.

Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Especialista em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA (j2019-2021). Professora Permanente do PPLSA, Linha de Pesquisa: Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/IFCH/UFPA); Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão - GEIPAM (FAHIST/CBRAG/UFPA) e Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos (NUPEIA/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Coordenadora do Projeto Afrocientista, Região Norte, Pólo Belém (2019). Pesquisadora do PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA (Edital n° 21/2018/CNPq), em perspectiva interdisciplinar e em parceria Acadêmica entre os Programas de Pós-Graduações da Região Norte: UFPA, UFOPA e UNIOESTE. Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação e ABPN . Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Currículo, Formação Docente, Estudos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Políticas de Ações Afirmativas, Feminismo Negro, Educação Escolar Quilombola, Educação para as Relações étnico-Raciais, Legislação Antirracista e Movimento Sociais com ênfase no Movimento Negro.

Taylon Silva Chaves, Secretaria Municipal de Educação de Peixe-Boi

Pedagogo, Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Professor da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria Municipal de Educação de Peixe-Boi/PA.

Sérgio Bandeira Nascimento, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduado em História (1990) com Mestrado (2008) e Doutorado(2015) em Educação, todos pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Professor AD-4 da Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC/PA desde 1992 e atualmente atua com Educação em espaços prisionais. Sou membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo(NEPEC-UFPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária (GEPGTEC-UEPA) e do Grupo de Ensino, Pesquisa e extensão TRANSVERSALIZANDO(UFPA) .Faz parte da equipe editorial da Revista Artifícios/UFPA. Atua principalmente nos temas formação de professores, currículo e ensino de história, História da Psiquiatria e da Loucura e Educação em espaços prisionais.

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

dos Santos, R. A., Chaves, T. S., & Nascimento, S. B. (2022). A emergência da Escola Normal: formação de professoras e relações étnico-raciais. Revista Teias, 23(68), 69–88. https://doi.org/10.12957/teias.2022.61878

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua