O direito à educação e a cidadania nos/dos currículos pensadospraticados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61743

Palavras-chave:

Cotidiano, Currículo, Cidadania, Dignidade, Emancipação

Resumo

O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a relação intrínseca entre o direito à educação e os princípios constitucionais de cidadania e da dignidade da pessoa humana nos tempos atuais, à luz da transição entre o paradigma da ciência moderna e o paradigma da pós-modernidade, defendida pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. A partir das concepções da pesquisa no/do/com cotidiano, objetiva-se a valorização das práticas diárias, levando em conta a diversidade, a pluralidade e a heterogeneidade dos sujeitos envolvidos nos currículos pensadospraticados. Destaca-se que nos cotidianos escolares as políticaspráticas curriculares conectam-se diretamente aos meios e modos de vida dos membros da sociedade, tendo em vista que os currículos emergem a partir do trabalho coletivo e contínuo. Entende-se que a construção de uma sociedade efetivamente cidadã e democrática demanda uma nova cultura educacional, proveniente da valorização e cooperação das múltiplas formas de aprendizagem. Nessa direção, apostamos na necessidade de desinvizibilizar as práticas escolares voltadas para o reconhecimento da dignidade, cidadania e do sentimento de união na tentativa de romper com a cultura autoritária, hierárquica e vertical impregnada nas diferentes relações sociais.

Biografia do Autor

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Professor da Universidade Federal do Acre e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAC. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Pós-Doutorado (PROCAD-Amazônia/CAPES) na Universidade Federal do Paraná-UFPR.

Diego Rosa, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Acre

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Gonçalves, R. M., & Rosa, D. (2021). O direito à educação e a cidadania nos/dos currículos pensadospraticados. Revista Teias, 22, 135–148. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61743

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular