O direito à educação e a cidadania nos/dos currículos pensadospraticados
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61743Palavras-chave:
Cotidiano, Currículo, Cidadania, Dignidade, EmancipaçãoResumo
O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a relação intrínseca entre o direito à educação e os princípios constitucionais de cidadania e da dignidade da pessoa humana nos tempos atuais, à luz da transição entre o paradigma da ciência moderna e o paradigma da pós-modernidade, defendida pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. A partir das concepções da pesquisa no/do/com cotidiano, objetiva-se a valorização das práticas diárias, levando em conta a diversidade, a pluralidade e a heterogeneidade dos sujeitos envolvidos nos currículos pensadospraticados. Destaca-se que nos cotidianos escolares as políticaspráticas curriculares conectam-se diretamente aos meios e modos de vida dos membros da sociedade, tendo em vista que os currículos emergem a partir do trabalho coletivo e contínuo. Entende-se que a construção de uma sociedade efetivamente cidadã e democrática demanda uma nova cultura educacional, proveniente da valorização e cooperação das múltiplas formas de aprendizagem. Nessa direção, apostamos na necessidade de desinvizibilizar as práticas escolares voltadas para o reconhecimento da dignidade, cidadania e do sentimento de união na tentativa de romper com a cultura autoritária, hierárquica e vertical impregnada nas diferentes relações sociais.
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