Direitos humanos, laicidade e educação escolar: “eu sempre rezei o pai nosso na escola”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61672

Palavras-chave:

educação escolar, direitos humanos, laicidade.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre direitos humanos e educação escolar. O objetivo geral foi investigar a dimensão subjetiva do processo educacional de uma escola pública da cidade de São Paulo. A abordagem metodológica e o procedimento de produção de informação foram inspirados na pesquisa crítico-colaborativa. Os procedimentos de análise e interpretação das informações foram fundamentados na proposta dos núcleos de significação. O materialismo histórico-dialético e a psicologia sócio-histórica constituem a fundamentação teórico-metodológico desta pesquisa. Os resultados evidenciam: a ausência de fundamentação teórica que oriente as práticas de enfrentamento e violência na escola, recorrendo-se à religião cristã para responder a esta questão; a resistência em abordar temas considerados divergentes dos dogmas cristãos no currículo escolar.

Biografia do Autor

Eliane Pinheiro Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Psicologia da Educação (PUC-SP). Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP). Graduada em Pedagogia (PUC-SP). Professora titular de ensino fundamental no município de SP.

Fábio Alves Gomes, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas; Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Líder do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social – Lepts/UEA.

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Mestrado (1988) e Doutorado (1996) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Fernandes, E. P., Gomes, F. A., & de Aguiar, W. M. J. (2021). Direitos humanos, laicidade e educação escolar: “eu sempre rezei o pai nosso na escola”. Revista Teias, 22, 149–162. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61672

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular