Currículos pensadospraticados na educação profissional do IFRN, Campus Apodi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61671

Palavras-chave:

Currículos pensadospraticados, Educação profissional, Cotidianos

Resumo

O presente artigo tem como temática currículos pensadospraticados nos cotidianos da educação profissional do IFRN, Campus Apodi, cujo objetivo é entender como se criam processos e práticas curriculares emancipatórias. A abordagem dos estudos nosdoscom os cotidianos, especificamente o movimento de sentir o mundo, com todos os sentidos, nos ajudou a desinvisibilizar e potencializar práticas emergentes no referido IF. Os percebidos-destacados se materializaram na escrita do Diário de Campo, que nos possibilitou sentir a multiplicidade dos cotidianos. Reconhecemos, diferentes espaçostempos de produção de conhecimento, tecidos na rede de saberesfazeres dos estudantes e professores, destacando a capacidade de resistência criativa para além das formas hegemônicas de conhecimento.

Biografia do Autor

Leonardo Dantas dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011). Especialização em Docência em Geografia e Práticas Pedagógicas. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Mestrando no POSEDUC/UERN.

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC - Mestrado em Educação), Campus Central; no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Açu/RN, desde o ano de 1991.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

dos Santos, L. D., & da Silva, F. C. (2021). Currículos pensadospraticados na educação profissional do IFRN, Campus Apodi. Revista Teias, 22, 226–240. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61671

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular