Caracterização do coordenador pedagógico a partir de teses do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.61091

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Formação Docente, Estado da Arte.

Resumo

Este trabalho buscou compreender como se tem caracterizado a figura do coordenador pedagógico em teses de doutorado. Com este propósito, realizamos uma pesquisa do tipo “Estado da arte”, utilizando o repositório do Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) - Capes, valendo-se do descritor de pesquisa “coordenador pedagógico”, utilizando as aspas para melhor delimitar a pesquisa. Utilizamos este repositório por entender que abarca toda a produção nacional de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Dessa forma, foi possível localizar quarenta e cinco pesquisas. Dessas produções, vinte e sete fugiram da temática e 4 não puderam ser lidas na sua completude, restando para análise catorze produções. As pesquisas foram divididas pela leitura dos resumos em três categorias, a saber: “coordenador pedagógico e sua relação com a formação docente”, “o trabalho cotidiano do coordenador pedagógico” e “políticas públicas e atuação do coordenador pedagógico”.

Biografia do Autor

Rocheli Regina Predebon Silveira, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - Área de concentração: Estudos Linguísticos. Formada em Licenciatura em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Pampa, Câmpus Jaguarão. Atualmente é professora de Língua portuguesa e Língua espanhola na rede pública estadual de Santa Maria/RS.

Agnaldo Mesquita de Lima Junior, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Jaguarão. Mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.  Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa "DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire".

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa, atuando nos cursos de Pedagogia e Geografia. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades.

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Regina Predebon Silveira, R., Mesquita de Lima Junior, A., & Aires Vieira, M. (2022). Caracterização do coordenador pedagógico a partir de teses do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Revista Teias, 23(68), 337–352. https://doi.org/10.12957/teias.2022.61091

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua