História e seu ensino no Espírito Santo: entre rupturas, permanências e resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60997

Palavras-chave:

ensino de História, Espírito Santo, história ensinada

Resumo

O presente artigo tem por objeto de análise a história do ensino de história com recorte temporal entre os anos de 1970 a 1990 no estado do Espírito Santo (ES) e objetiva identificar e compreender as rupturas e permanências neste ensino nas Propostas Curriculares do estado. Assim, buscamos entabular um diálogo com  autores que abordam o ensino de História no Brasil como Bittencourt (2004, 2010) e Fonseca (2012), bem como com teses e dissertações da Biblioteca da UFES e do IFES de Vitória, no ES. O estudo aponta  nuanças nas Propostas Curriculares do ES em consonância com a conjuntura maior no Brasil. Sinaliza, também, a resistência dos professores frente aos documentos normatizadores produzidos na noosfera.

Biografia do Autor

Regina Celi Frechiani Bitte, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação, docente do Centro de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, com área de interesse em Formação Docente, Educação para o Patrimônio, Ensino de História e Estágio Curricular Supervisionado.

Sonia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. É licenciada em Educação Artística (1983) e Pedagogia (1987) pela UFU. Realizou o curso de Mestrado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (1995) e o de Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2012).

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Frechiani Bitte, R. C., & dos Santos, S. M. (2022). História e seu ensino no Espírito Santo: entre rupturas, permanências e resistências. Revista Teias, 23(68), 367–379. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60997

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua