Infância, educação e linguagem em Michel de Montaigne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60978

Palavras-chave:

Montaigne, infância, linguagem, retórica

Resumo

Tomando por base o conceito de infância elaborado por Philippe Ariès, este artigo mostra que as manifestações de Michel de Montaigne sobre a educação de crianças são tipicamente modernas, pois se pautam no interesse psicológico e na preocupação moral. Utilizando metodologia fundamentada em conceitos da retórica, o artigo analisa os ensaios de Montaigne intitulados “Pedantismo” e “Da educação das crianças”, destacando o valor atribuído pelo autor à linguagem e à comunicação entre aluno e professor. Destaca-se que Montaigne atribui o sucesso da docência às qualidades pessoais do professor, cuja sensibilidade pode ser desenvolvida pelo contato com as artes. As conclusões sugerem a necessidade de rever os conceitos educacionais vigentes na atualidade.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Cunha, Universidade de São Paulo

Departamento de Educação, Informação e Comunicação - Área: Filosofia da Educação

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Carniel, F. R., & Cunha, M. V. (2022). Infância, educação e linguagem em Michel de Montaigne. Revista Teias, 23(68), 42–54. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60978

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua