Uma proposta metodológica de conscientização para a prática de educação ambiental escolar: a partir da Teoria de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.59996

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Tecnologias Educacionais, Meio Ambiente.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma proposta metodológica, intitulada “Tríade da Conscientização” para o ensino da Educação Ambiental escolar, a partir da teoria de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e com utilização da análise do discurso. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em um colégio público do interior do Paraná. Na aplicação da proposta metodológica, observou-se e avaliou-se a interação, a produção e as respostas dos educandos às atividades propostas. Os resultados demonstraram que a proposta permitiu a exploração e integralização dos conteúdos de Geografia por meio da prática de Educação Ambiental. Percebeu-se também, que essa proposta despertou o interesse dos educandos em buscar novas informações, extrapolando os conteúdos do livro didático.

Biografia do Autor

Silvia Patrícia da Silva Marques, Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Mestre em Geografia pela UNICENTRO. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro oeste, UNICENTRO.

Docente Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Doutora em Educação pela Unesp/Marília -SP, Mestre em Geografia pela UFPR. Realizou pós-doutoramento pela [School of Education] da Universidade de Durham, UK. Docente do PPGE UNICENTRO e do PPGE UFPR.

Leandro Redin Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Doutor em Engenharia Ambiental pela UFSC. Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Marques, S. P. da S., Vestena, C. L. B., & Vestena, L. R. (2021). Uma proposta metodológica de conscientização para a prática de educação ambiental escolar: a partir da Teoria de Paulo Freire. Revista Teias, 22(67), 289–302. https://doi.org/10.12957/teias.2021.59996

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias