Um olhar sobre a educação no campo: o projeto político pedagógico da Escola Estadual Professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.59095

Palavras-chave:

educação do campo, projeto político pedagógico, classe multisseriada.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os reflexos e contribuições do Projeto Político Pedagógico na educação do campo, analisando em que medida tem ajudado a reforçar a identidade dos seus educandos enquanto sujeitos do campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que, no contexto da Educação do Campo foi realizada uma pequena abordagem acerca da classe multisseriada e construção de Identidades. Nesse sentido, tratou-se do Projeto Político Pedagógico a partir do entendimento teórico das Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo – DOEBC, a qual aponta a necessidade da valorização da identidade camponesa, cultural e trabalhadora dos alunos do campo por meio de Projetos Políticos Pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades desses alunos. Para tal, foi traçada uma leitura do PPP da Escola Estadual Professor Joao Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT, como parâmetro afirmativo de uma proposta de educação do Campo.

Biografia do Autor

Leandro de almeida, unemat

Licenciado em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT em 2008, Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales no ano de 2017, especialista em Novas Tecnologia na Educação pela ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil) no ano de 2012, Mestre em Ciência das Religiões pela Faculdade Unida - Vitoria - ES, Professor Efetivo na educação básica do Estado de Mato de Grosso, Avaliador do MEC, Leciona a disciplina de Estagio Supervisionado no ensino superior na Universidade Aberta do Brasil pela Unemat. E-mail. leandro.a@unemat.br.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

de almeida, L., & Romanowski, J. P. (2021). Um olhar sobre a educação no campo: o projeto político pedagógico da Escola Estadual Professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT. Revista Teias, 22(67), 246–261. https://doi.org/10.12957/teias.2021.59095

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias