Laicidade e pandemia em tempos conservadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.58201

Palavras-chave:

Laicidade, Pandemia, Educação.

Resumo

O crescimento do extremismo religioso no Brasil e no mundo e sua relação com a pandemia expôs a importância de se lutar por um estado laico. Sendo assim, o objetivo desse texto é discutir e demonstrar a importância da laicidade como forma de enfrentamento a movimentos conservadores no campo educacional, como por exemplo o “Escola sem Partido”. A proposta de valorizar a laicidade como forma de enfrentamento ao negacionismo científico é uma forma de defender a sociedade de argumentos religiosos extremistas que ferem princípios básicos de direitos humanos, como por exemplo a violência contra as mulheres e a misoginia de um modo geral.

Biografia do Autor

José Antonio Miranda Sepulveda, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutor em Educação pelo PROPED/UERJ (2020).  Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999.) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.  É coordenador do Observatório da Laicidade na Educação OLÉ/UFF. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira - GEPCEB da UFF. É sub-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários ESpaçosTempos da História e dos Cotidianos - GESDI da UERJ/FFP.

Amanda André de Mendonça, Universidade Federal Fluminense - Universidade Estácio de Sá

Pós-doutoranda em educação (UFF), doutora em Politica Social (UFF), mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE / UFRJ e especialista em gênero e sexualidade pela UERJ. Tem experiência na área de Sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, gênero, educação, laicidade e Políticas Públicas. Foi professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tutora do CEDERJ. Atualmente é docente na Universidade Estácio de Sá e integra o Observatório da Laicidade na Educação - OLÉ/UFF. Também é pesquisadora associada do GPTEC / IFRJ e GEPCEB/UFF. 

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Sepulveda, J. A. M., & Mendonça, A. A. de. (2022). Laicidade e pandemia em tempos conservadores. Revista Teias, 23(69), 384–396. https://doi.org/10.12957/teias.2022.58201