Identificação do talento musical na escola

Autores

  • Fabiana Oliveira Koga Faculdade de ensino superior do interior paulista - FAIP e Grupo de pesquisa para o desenvolvimento humano - UFSCar
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos - UFScar

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57855

Palavras-chave:

educação especial, educação musical, talento musical, identificação

Resumo

O talento musical pode se manifestar em qualquer pessoa, independente de nível socioeconômico, cultural, gênero e etnia. Entende-se, que identificação do talento musical nas escolas é o passo inicial para que os estudantes possam ser cadastrados e receber o atendimento educacional especializado, de acordo com a legislação. Assim, este artigo objetivou-se identificar estudantes com indicadores de talento musical, a partir do uso do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM), de uma rede básica de ensino em uma cidade do interior paulista. A pesquisa foi de caráter exploratório e participaram 653 estudantes (352 meninas e 301 meninos) do Ensino Fundamental (anos iniciais) de escolas públicas e particulares. Os resultados indicaram que 16%(n=104) dos participantes apresentaram indicadores de talento musical, no entanto, 11 (3 meninas e 8 meninos) (1,68%) participantes se sobressaíram entre os 104. Conclui-se que o instrumento PSHM foi eficaz para identificar o talento musical, sendo um meio propício para o reconhecimento dos estudantes e para receber o atendimento educacional especializado a que tem direito, conforme a legislação brasileira.

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Koga, Faculdade de ensino superior do interior paulista - FAIP e Grupo de pesquisa para o desenvolvimento humano - UFSCar

Fabiana Oliveira Koga possui graduação em instrumento piano e em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP. Pós-Graduada em Psicopedagogia clínica pela Faculdade Paulista, é Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília. Durante o mestrado foi bolsista CNPq e, durante o doutorado, foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É autora do livro "Precocidade e Superdotação Musical" e autora, com o apoio da FAPESP, do "Protocolo para Screening de Habilidades Musicais". Participou do projeto de extensão Programa de Atenção ao aluno Precoce com comportamento de Superdotado (PAPCS) e foi membro do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde de Grupos Especiais em parceria com a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Em 2017 participou do curso de formação com Joseph S. Renzulli na Universidade de Connecticut. Foi membro do grupo de pesquisa Diferença, Desvio e Estigma sob a coordenação do Professor Dr. Sadao Omote da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH).

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos - UFScar

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora adjunto 4 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação, atendimento educacional especializado, gestão educacional e surdocegueira. É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar) e vice lider do Grupo de Pesquisa Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). 

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

Koga, F. O., & Rangni, R. de A. (2021). Identificação do talento musical na escola. Revista Teias, 22(66), 114–123. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57855

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva