Formação na licenciatura e prática pedagógica inclusiva na educação básica: encontros possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57846

Palavras-chave:

formação de professores, educação especial, educação inclusiva, prática pedagógica, licenciatura

Resumo

O texto debate as relações entre a formação de professores em cursos de licenciatura e as práticas pedagógicas inclusivas na escola comum. Tem como objetivo analisar as possibilidades formativas para as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Para tanto, toma como base a interpretação de situações de um estudo de campo realizado no estágio supervisionado de um curso de Letras – Língua Portuguesa. Os registros foram feitos a partir da gravação de áudio de discussões realizadas durante momentos de supervisão, dos quais participavam professora formadora, pesquisador e professores em formação, com posterior transcrição de alguns episódios. Com base na psicologia histórico-cultural e na perspectiva enunciativo-discursiva, são analisados três episódios que tematizam a avaliação de alunos com deficiência intelectual e as práticas de ensino em Língua Portuguesa para estudantes surdos na escola comum. Destacam-se os modos como os professores em formação se apropriam das práticas pedagógicas a partir dos sentidos em circulação negociados na supervisão. Considera-se a importância de projetos formativos nas licenciaturas voltados para o compromisso com a participação de todos os alunos nas práticas pedagógicas. Também é indicada a necessidade de espaços que não só garantam o debate acerca dessas práticas nos diferentes componentes curriculares, como componentes específicos que permitam desvelar as condições concretas em que a inclusão dos estudantes com deficiência é proclamada, repensando formas de construção de novas relações nos diferentes espaços sociais.

Biografia do Autor

Mateus Henrique do Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professor de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Maria Inês Bacellar Monteiro, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos. 

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Amaral, M. H. do, & Monteiro, M. I. B. (2021). Formação na licenciatura e prática pedagógica inclusiva na educação básica: encontros possíveis. Revista Teias, 22(66), 256–269. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57846

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva