O PNAIC e as avaliações em larga escala: estudo sobre as repercussões no trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.57637

Palavras-chave:

PNAIC, Avaliações em Larga Escala, Trabalho Docente

Resumo

No Brasil a legitimação das avaliações em larga escala pode ser identificada por suas articulações com as políticas curriculares, de formação continuada de professoras/es e de gestão educacional. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) desencadeou ações nestes três âmbitos ao operacionalizar a formação continuada de professoras alfabetizadoras visando alfabetizar as crianças brasileiras até os oito anos de idade. Considerando isto, o presente artigo objetiva analisar as articulações entre o PNAIC e as Avaliações em Larga Escala, e especificamente, discutir seus efeitos sobre o trabalho docente das professoras alfabetizadoras no contexto de Santa Maria - RS, entre os anos de 2012 e 2016. Para isso, a pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos de produção de dados a análise documental dos documentos oficiais e legislativos que orientaram o PNAIC, e entrevista semiestruturada com 13 professoras alfabetizadoras, 1 Orientador de Estudos, 1 Formadora e a Coordenadora Geral do Programa na UFSM. Para a análise dos dados empregamos a análise de conteúdo. No contexto pesquisado, os resultados sinalizam que a articulação entre o PNAIC e as Avaliações em Larga Escala aconteceu hibridamente, pois as ações produzidas no âmbito do Programa valorizavam as práticas pedagógicas lúdicas e a experiência profissional, mas estabeleciam sua vinculação ao (in)sucesso estudantil em tais avaliações. Diante disso, concluímos que os efeitos sobre o trabalho docente foram a responsabilização e a reforma da identidade profissional das professoras alfabetizadoras e a produção de resistências em relação ao controle suscitado por tais avaliações.

Biografia do Autor

Caroline Foggiato Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas

possui Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Ferreira, C. F., Ivo, A. A., & Hypolito, Álvaro L. M. (2022). O PNAIC e as avaliações em larga escala: estudo sobre as repercussões no trabalho docente. Revista Teias, 23(69), 411–426. https://doi.org/10.12957/teias.2022.57637