Desenvolvendo práticas e valores para a inclusão social: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57610

Palavras-chave:

ensino de ciência, ensino de matemática, deficiência visual, inclusão social.

Resumo

Este trabalho apresenta e discute algumas contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática para alunos com deficiência visual, sob a perspectiva do desenvolvimento de culturas, políticas e práticas inclusivas. Considera-se que os movimentos inclusivos não devem estar vinculados apenas aos espaços escolares e precisam se basear, primeiramente, em valores inclusivos, os quais constituem-se como fundamentais para as ações. A pesquisa vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos em uma escola especializada e se revela como uma investigação qualitativa, numa perspectiva de observação participante, que teve como campo de observação o próprio ambiente de trabalho dos autores. Como resultados, o trabalho tem se mostrado promissor, uma vez que as aulas se tornaram espaços de discussão crítica e reflexiva, extrapolando os limites das disciplinas. Dessa forma, propõe-se então o uso de diferentes e diversificados recursos e metodologias que respeitam as diferenças e as singularidades dos alunos em busca, acima de tudo, de inclusão social. Assim, espera-se que o trabalho possa consolidar o ideal colaborativo e desejado entre educação especial e educação inclusiva tendo como fim comum a promoção dos direitos humanos.

 

Biografia do Autor

Fábio Garcia Bernardo, Instituto Benjamin Constant

Professor do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física - PEMAT - UFRJ

Mestrado em Novas tecnologias no ensino de Ciências e Matemática - Cefet-RJ

Membro dos Grupos de Pesquisa: 

* Ensino de Matemática para alunos cegos e para alunos Surdos - Projeto Fundão - UFRJ

* Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação - UFRJ

Naiara Miranda Rust, Instituto Benjamin Constant

Professora do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutorado em Ciência - Instituto de Microbiologia Paulo de Goes - UFRJ

 

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Bernardo, F. G., & Rust, N. M. (2021). Desenvolvendo práticas e valores para a inclusão social: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual. Revista Teias, 22(66), 166–179. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57610

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva