A representação discente na pós-graduação: tramando alguns fios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.57513

Palavras-chave:

Encontros, Gestão, Representação discente

Resumo

A presente escrita ensaística, propõe apresentar linhas vivenciadas por duas pesquisadoras ao estarem ocupando o espaço de representação discente em um curso de Pós-graduação em Educação. Inicialmente, são tramadas composições acerca da representação discente no âmbito da educação superior, assim como as necessidades das quais a atividade de representação discente concerne nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Desse modo, criamos conexões com a noção de gestão, de maneira a pensá-la como um modo de relacionar-nos com vetores que estão no entorno da habitação na representação discente no período de formação na pós-graduação. Apontamos potências que podem estar atreladas ao fazer da representação discente.

Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar/UFSM (Ciências Humanas e Educação), Grupo UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes) e do Grupo de Pesquisa FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Nos últimos 10 anos tem tido interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Química.

Marcela Bautista Nuñez, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Trabalhou como bolsista de Iniciação à Docência no Projeto Pibid Artes Visuais no período dos anos 2015 a 2018. Atuou como professora de Artes Visuais na Escola de ensino Infantil e Fundamental CEDUCA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) pela linha de pesquisa LP4 - Educação e Artes com orientação da professora Marilda Oliveira de Oliveira. Bolsista Capes. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC), vinculado ao CNPq.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

Rigue, F. M., & Nuñez, M. B. (2022). A representação discente na pós-graduação: tramando alguns fios e perspectivas. Revista Teias, 23(69), 427–437. https://doi.org/10.12957/teias.2022.57513