Formação acadêmica na educação superior: análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis A1 e A2 (2010-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.56040

Palavras-chave:

Educação Superior, Produção de conhecimento, Periódicos Qualis/CAPES, Formação Acadêmica

Resumo

O artigo apresenta revisão teórica sobre formação acadêmica na Educação Superior, enquanto sub-categoria que compõe a ambiência de ensino-aprendizagem, a partir da análise da produção acadêmica disponível nos periódicos da área de Educação, com classificação Qualis A1 e A2 (CAPES). Como recorte temporal, foram analisados artigos produzidos entre 2010-2018. Foram catalogados 266 artigos de 14 periódicos em língua portuguesa. Os descritores utilizados, inicialmente, foram: educação superior e evasão ou permanência ou relação professor/a-aluno/a. Foram organizados dados bibliográficos da produção, resumo e palavras-chave que, após análise, permitiram a seleção de 103 artigos. Foram sistematizados principais aspectos apresentados em cada um dos artigos, oportunizando identificar elementos importantes na configuração da ambiência de ensino-aprendizagem na educação superior, envolvendo discussões sobre currículo dos cursos de graduação, metodologias, avaliação e dimensão afetivo-cognitiva, no ambiente acadêmico. Para fins deste artigo, foi apresentada a sub-categoria formação acadêmica, a partir de importantes elementos teórico-metodológicos, como: competência, capital simbólico, engajamento, formação acadêmica e mercado de trabalho, métodos ativos de aprendizagem e modelo de avaliação institucional. Os trabalhos referenciados no presente estudo se constituem em importantes instrumentos para ampliação e verticalização dos estudos, com novos elementos para a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Psicologia Licenciatura e Formação pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutorado na Universitat de València - Espanha. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal da Paraíba, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação, nível Mestrado Profissional. É pesquisadora na área de História da Educação, com ênfase em Educação Superior no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Ensino Superior-Brasil-Nordeste-Paraíba, Acesso, Permanência e Inclusão na Educação Superior. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES) e integra o Projeto de Pesquisa “Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT)”. É membro da Rede Universitas/BR (Eixo 5). Integra o Projeto "Mapa da Educação Superior na Paraíba: análise do setor público e privado" (CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016), sob a coordenação da Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz. Integra, ainda, o Projeto Ecossistema de Gestão das Graduações das IFES (EcoGrad): Desenvolvimento e compartilhamento de metodologias e ferramentas de aperfeiçoamento de gestão voltadas ao acesso, a permanência qualificada, a diplomação e a empregabilidade dos estudantes da graduação das IFES, sob coordenação da ANDIFES-COGRAD.

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Castelo Branco, U. V. (2022). Formação acadêmica na educação superior: análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis A1 e A2 (2010-2018). Revista Teias, 23(68), 273–290. https://doi.org/10.12957/teias.2022.56040

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua