Meios digitais, ensino e prática docente: mudanças e permanências no contexto da pandemia de COVID 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.55795

Palavras-chave:

Meios digitais, Ensino, Prática docente

Resumo

O tema deste artigo é o ensino praticado por professores de instituições privadas localizadas no município do Rio de Janeiro por meios digitais nos períodos anterior e posterior a interrupção das aulas presenciais pela pandemia de Covid 19. O ensino por meios digitais não se confunde com ensino a distância, pois não existe intenção de substituir a escolaridadetradicional. A partir da análise de entrevistas com docentes que trabalham em cursos online ou em colégios que adotam sistema de aulas moduladas, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as permanências e as mudanças neste tipo de ensino a partir de experiências pedagógicas do ensino presencial e do ensino remoto.  Foram investigadas o processo de virtualização da sala de aula, a interatividade e a questão da propriedade intelectual e o uso de imagem na internet.  Os resultados apontam que as aulas por meios digitais em tempos de pandemia de Covid 19 refletem desafios  e problemas do ensino modulado presencial. 

Biografia do Autor

Patricia Coelho Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio

Educação

Fundamentos da Educação 

História da Educação

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Costa, P. C., & Teixeira, L. A. C. (2021). Meios digitais, ensino e prática docente: mudanças e permanências no contexto da pandemia de COVID 19. Revista Teias, 22(65), 26–40. https://doi.org/10.12957/teias.2021.55795

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise