Meios digitais, ensino e prática docente: mudanças e permanências no contexto da pandemia de COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.55795Palavras-chave:
Meios digitais, Ensino, Prática docenteResumo
O tema deste artigo é o ensino praticado por professores de instituições privadas localizadas no município do Rio de Janeiro por meios digitais nos períodos anterior e posterior a interrupção das aulas presenciais pela pandemia de Covid 19. O ensino por meios digitais não se confunde com ensino a distância, pois não existe intenção de substituir a escolaridadetradicional. A partir da análise de entrevistas com docentes que trabalham em cursos online ou em colégios que adotam sistema de aulas moduladas, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as permanências e as mudanças neste tipo de ensino a partir de experiências pedagógicas do ensino presencial e do ensino remoto. Foram investigadas o processo de virtualização da sala de aula, a interatividade e a questão da propriedade intelectual e o uso de imagem na internet. Os resultados apontam que as aulas por meios digitais em tempos de pandemia de Covid 19 refletem desafios e problemas do ensino modulado presencial.
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