As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional: do presencial ao remoto usando Design Thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.55758

Palavras-chave:

Sistema Atencional, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Design Thinking, Atenção, Tecnologias Digitais

Resumo

Este estudo apresenta a análise das manifestações das funções do Sistema Atencional em estudantes de ensino médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul diante de processos educativos baseados em Metodologias Ativas de Aprendizagem em um contexto de ensino remoto. Desenvolveu-se estudo aplicado, qualitativo e exploratório, tendo como principais referências Pozo (2008) e Bacich e Moran (2018). A pesquisa empírica realizou-se por meio de Intervenção Pedagógica usando os instrumentos: observação, questionário e grupo focal, adaptada do formato presencial para o remoto devido a pandemia de COVID-19. Os resultados mostram considerável ativação das funções do Sistema Atencional dos estudantes mediante o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem Sala de aula Invertida e Design Thinking. A maior influência percebida foi sobre a função do Sistema Atencional Seleção, seguida das funções de Controle e Vigilância. De forma periférica ao foco do estudo foi possível observar a potência de tais metodologias para contextos remotos de ensino. Espera-se que estes resultados impulsionem novas investigações sobre as Metodologias Ativas como estratégias didáticas que estimulem a atenção e favoreçam o aprendizado crítico e reflexivo, mostrando-as como poderosa alternativa neste cenário educacional cada vez mais desafiador.

Biografia do Autor

Cheila Graciela Gobbo Bombana, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), possui Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional (IFRS), especialização em Gestão e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (FAE) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Anglicana de Erechim (FAE). Atuou por 8 (oito) anos como analista e desenvolvedora de software em empresa direcionada à gestão de agronegócio. Possui experiência docente com nível médio, técnico e superior, ministrando disciplinas da área de Tecnologia da Informação. No presente, atua como docente efetiva no IFRS (Instituto Federal Rio Grande do Sul) Campus Sertão e desenvolve pesquisas sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais aplicadas à Educação. 

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Adriano Canabarro Teixeira concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes] na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É pós-doutor em Educação [Conceito 6 CAPES] pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes]. É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação [Conceito 5 Capes] - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática [Conceito 4 Capes] - Mestrado e Doutorado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Cultura Digital e coordenador das seis primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É líder-fundador do Grupo de Educadores Google Passo Fundo, líder-fundador do grupo B-Lab Girls, ligado ao programa Meninas Digitais da Sociedade Brasiliira da Computação, membro da Rede de Inovação para a Educação Brasileira do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Sócio-fundador da T&F Educational e CEO de Pesquisa e Inovação do B-LAB Learning Space. Já realizou conferências TEDx e na Campus Party Brasil.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Gobbo Bombana, C. G., & Teixeira, A. C. (2021). As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional: do presencial ao remoto usando Design Thinking. Revista Teias, 22(65), 100–117. https://doi.org/10.12957/teias.2021.55758

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise