Metodologias criativas no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.55635

Palavras-chave:

Aprendizagem, Metodologias Criativas, Colaboração

Resumo

Durante muito tempo, a intenção da educação escolar esteve fortemente vinculada com a reprodução de modelos de mundo existentes. Com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação, as mudanças culturais e sociais ficaram mais evidentes, exigindo das instituições de ensino mais mobilização para repensar sua postura diante das necessidades contemporâneas. O objetivo desse artigo é compreender a aplicabilidade das metodologias criativas através do Design Thinking, nos processos de ensino e aprendizagem na educação escolar básica. O estudo, de abordagem qualitativa, com suporte da técnica de observação participativa, baseia-se em relatos de uma experiência de que envolveu estudantes, professores, pais e gestores de uma escola privada do Rio Grande do Sul-Brasil em seis oficinas de Design Thinking. Os resultados apontam para o desenvolvimento da colaboração e criatividade entre os participantes e o planejamento de novas ações para qualificar os processos de ensino e aprendizagem e as relações entre as pessoas que fazem parte do ambiente escolar. 

Biografia do Autor

Bettina Steren dos Santos, PUCRS

Professora Visitante na Faculdade de Educação/Universidade de Barcelona (UB) – Espanha. Pós-doutorado em Educação pela Univeristy of Texas at Austin (UT) – United States. Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Barcelona (UB) – Espanha. Trabalha na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT); Bolsista de Produtividade 1D/CPNq

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Publicado

07-05-2021

Como Citar

dos Santos, B. S. (2021). Metodologias criativas no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica. Revista Teias, 22(65), 86–99. https://doi.org/10.12957/teias.2021.55635

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise