Abecedário da inclusão: entrecruzando memória e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.54806

Palavras-chave:

educação física, formação docente, memória e experiência.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise das memórias de experiências excludentes dos professores/as, como elemento formativo, desenvolvido no Curso de pós-graduação em Educação Física escolar na perspectiva inclusiva. Este estudo é parte de uma pesquisa, cujo eixo central  busca compreender os processos de inclusão/exclusão na formação/ação de professores de Educação Física. Neste artigo, apresentamos o Abecedário da Inclusão estruturado em pressupostos teórico-metodológicos que confrontam as bases sociais que forjam cotidianamente a exclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, contando com 19 docentes em formação continuada, que consentiram em rememorar suas experiências passadas na fase de escolarização. Os principais resultados apontaram a necessidade de se elaborar as “marcas" das exclusões vividas no passado para que se possa admitir um porvir sem a reprodução de estereótipos, rótulos e preconceitos, dando força, sentido e materialidade em um fazer político-pedagógico que se identifica e se relaciona com os valores humanitários da inclusão.

Biografia do Autor

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ). Graduação em Letras (UNORP,1997); Especialização em Linguística (UNESP, 2000); Mestrado em Educação (UFRJ, 2011), Pedagogia (UFRJ, 2012). Doutora em Educação (UFF, 2017). Fundadora e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas LAIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação. Coordenadora do Projeto de Extensão Formação Cultural e Educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras. Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF). Experiência em Educação nas seguintes temáticas/áreas de atuação: Educação Especial, Inclusão em Educação, Formação Docente e Direitos Humanos

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Fonseca, M. P. de S. da, & Leme, E. S. (2021). Abecedário da inclusão: entrecruzando memória e formação docente. Revista Teias, 22(65), 41–54. https://doi.org/10.12957/teias.2021.54806

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise