Extensão popular em educação ambiental: convivência em comunidade de trabalho

Autores

  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba. Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado Profissional em Educação
  • Maria Waldenez de Oliveira Universidade Federal de São Carlos - Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.54099

Palavras-chave:

Processos Educativos, Extensão Popular, Educação Ambiental, Prática Social

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa de doutorado em Educação, que investigou a Extensão Popular em Educação Ambiental, desenvolvida por uma Comunidade de Trabalho, na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Tem por objetivo apresentar os processos educativos inerentes a esta prática social. O referencial teórico da pesquisa está atrelado ao campo da educação popular, extensão popular e educação ambiental popular. O procedimento de coleta de dados foi a observação participante, cujos dados foram registrados em diários de campo e analisados por meio da análise de conteúdo. A extensão popular potencializou a efetivação de uma comunidade de trabalho que tem se sustentado na convivência e revelou processos educativos como o aprender a confiar, a ousar, a comunicar, a dialogar, a enfrentar o medo, a empoderar a luta, a superar a ingenuidade da consciência, com vias à construção de um conhecimento emancipatório e humanizador.

Biografia do Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba. Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado Profissional em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Especialista em Gestão Ambiental (2009), pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube (2006). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNIUBE-Uberaba) e professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica (PPGEB-UNIUBE-Uberlândia). Líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. Segundo líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP), vinculado ao PPGEB/UNIUBE-Uberlândia). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE), vinculado ao PPGE/UFSCar. Membro da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Parecerista Ad - Hoc do GT 6 - Educação Popular/ANPED. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior. Tem pesquisas na área de Educação, atuando nos seguintes temas: processos educativos em práticas sociais, educação ambiental, educação popular, extensão popular e formação de educadoras/es.

Maria Waldenez de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - Programa de Pós-Graduação em Educação

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1980) - bacharelado e licenciatura, com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Em 2003 fiz pós-doutorado em Educação Popular e Saúde junto à FIOCRUZ com os professores Eduardo Stoz e Victor Valla. Sou professora titular em "Educação Popular e Saúde: processos educativos em práticas sociais" (2013). Em 1986 ingressei como docente concursada na Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino. Desde 1998 atuo junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atualmente na Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". De fevereiro a novembro de 2016 exerci o cargo de Secretária Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar -SAADE órgão institucional ligado à Reitoria responsável pelas Políticas de Equidade da UFSCar. Em 2016 ,a SAADE coordenou o processo de elaboração, redação e aprovação da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade atualmente vigente na UFSCar . Sou co-lider do Grupo de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos" registrado no CNPq em 1997. Considerando-se as áreas do CNPq, tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuo principalmente nos seguintes temas: processos educativos, educação popular, educação popular e saúde. Faço parte da coordenação do projeto Mapeamento e Catalogação de Práticas de Educação Popular e Saúde de São Carlos, desde 2006, tendo este projeto recebido o prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde em 2012. Sou membro do Grupo Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular e Saúde da Secretaria de Saúde de São Carlos. Fui representante da Rede de Educação Popular e Saúde no Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde desde agosto de 2009. Fui coordenadora dessa Rede no período de 2007 a 2014. Sou membro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) - GT de Educação Popular e Saúde e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT de Educação Popular, do qual fui coordenadora no período de 2014 a 2017, sendo atualmente parecerista ad hoc desses GTs. Fui representante da UFSCar junto à Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM), no Núcleo Educação para a Integração (NEPI) de 1999 a 2017.

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Souza, T. Z. de, & Oliveira, M. W. de. (2022). Extensão popular em educação ambiental: convivência em comunidade de trabalho. Revista Teias, 23(68), 220–236. https://doi.org/10.12957/teias.2022.54099

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua