Diversidade no currículo escoar: perspectivas de professoras da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.54057Palavras-chave:
Diversidade, Currículo, Ensino fundamental, Mediação docenteResumo
O estudo da diversidade no currículo é amplo, complexo e está diretamente associado à visão de mundo predominante em determinado contexto histórico e educacional. Este artigo discute a compreensão de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da diversidade no currículo escolar. Apresenta resultados de uma investigação qualitativa (MINAYO, 2008; MOREIRA; CALEFFE, 2008), desenvolvida mediante a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) de entrevistas semiestruturadas (GIL, 2010). Os dados evidenciaram que as professoras sujeito deste estudo reconhecem a necessidade de abordar a diversidade como temática significativa no currículo escolar e buscam inclui-la em suas práticas pedagógicas. Destacaram também a importância do respaldo legal para a visibilidade de conteúdos relacionados à diversidade, sem o qual a cultura afro-indígena, as desigualdades econômicas, a diversidade de credos ou práticas religiosas, dentre outros, continuariam negligenciados enquanto objeto de estudo. Ressaltamos a importância da mediação docente na compreensão de práticas discriminatórias e excludentes, oportunizando a expressão e o reconhecimento de sujeitos silenciados e invisibilizados na escola e na sociedade. Concluímos que as questões relacionadas à diversidade ainda não receberam a devida atenção nos currículos de formação de professores, notadamente dos anos iniciais do ensino fundamental, e ressaltamos a importância da inclusão do tema na formação inicial e continuada de professores da educação básica.
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