Currículo do curso de música e a formação do músico popular: um estado de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53970

Palavras-chave:

Currículo, Formação do músico, Curso de música, Música popular

Resumo

Este trabalho apresenta um exercício de estado do conhecimento realizado para a pesquisa de doutoramento em Educação, que versa sobre a formação do músico popular em diálogo com questões curriculares do ensino superior de Música. Este mapeamento serve a um processo de investigação mais amplo e se configura como uma etapa de análise e discussão dos materiais selecionados. O levantamento de relatórios de teses e dissertações foi realizado a partir da consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apresentamos os materiais selecionados operando a partir de dois eixos de análise, a saber, 1) currículo de música e 2) formação do músico. Dentre outras reflexões, os resultados demonstram a escassez de pesquisas a respeito destes assuntos, e também as fortes tendências conservatoriais que predominam no ensino superior de Música – tanto em sua estrutura curricular quanto em práticas pedagógicas empreendidas no espaço da universidade.

Biografia do Autor

Leticia Dias de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica do Curso de Doutorado em Educação (bolsa CAPES), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS – Brasil.

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Educação, Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS – Brasil, Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

de Lima, L. D., & Silva, F. de C. T. (2021). Currículo do curso de música e a formação do músico popular: um estado de conhecimento. Revista Teias, 22, 341–358. https://doi.org/10.12957/teias.2021.53970