Por uma ética do amor fati no currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53957

Palavras-chave:

niilismo, formação, diferença

Resumo

Este texto apresenta uma série de argumentos sobre as relações entre currículo e ética. Procura, sobretudo, diagnosticar a natureza das forças que definem o caráter do ethos curricular. Para isso, além de situar exemplos da realidade do currículo nacional, investiga a composição das formas de agir disseminadas nas legislações oficiais dos sistemas de ensino. Partilha, como ferramenta de estudos, da filosofia nietzschiana, principalmente o recorte que assinala o período maduro da sua obra, a partir de 1881. O texto utiliza, também, o procedimento metodológico conhecido por perspectivismo. Conclui pela necessidade de pensar o diverso, animar a alegria, transgredir a norma a fim de executar o instante radical.

Biografia do Autor

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na UFFS. Líder do Gphilia. Membro da rede Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

Nicolay, D. A. (2020). Por uma ética do amor fati no currículo. Revista Teias, 21(63), 110–122. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53957

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença