As dobras produzidas com as fabuloinvenções das crianças nas aulas-acontecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53810

Palavras-chave:

Currículos, Docências, Fabuloinvenções, Aulas-acontecimento.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as dobras criadas pelas crianças nas aulas-acontecimentos, cujas docências, currículos e didática sofrem ações de desterritorialização. Problematiza os processos de criação e fabulação das crianças que, na imanência do pensamento e nas afecções com os signos, produzem caminhos diferenciais de ensinoaprendizagem, mesmo diante das tentativas de confinamentos de seus corpos e pensamentos. Metodologicamente, utiliza a cartografia para entrar em relação com as fabulações curriculares das crianças em um centro municipal de educação infantil. Dialoga com Deleuze, Guattari, Corazza, Carvalho e Rolnik sobre caminhos possíveis para produzir currículos, docências e didática diferenciais na educação. Defende a ideia de criação como aposta na produção de currículos e aulas-acontecimentos que caminham ao encontro das fabuloinvenções das crianças.

 

Biografia do Autor

Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (Dtepe)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Programa De Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE)

Camilla Borini Vazzoler Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES)

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Delboni, T. M. Z. G. F., & Gonçalves, C. B. V. (2020). As dobras produzidas com as fabuloinvenções das crianças nas aulas-acontecimentos. Revista Teias, 21(63), 340–354. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53810

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença