A sociologia e a formação da cidadania dos alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.53433

Palavras-chave:

Sociologia, Cidadania, Ensino médio

Resumo

O presente artigo investiga as perspectivas dos alunos do ensino médio sobre a contribuição da disciplina de Sociologia para a formação da cidadania. Entende-se que as aulas de Sociologia podem ser um espaço propício para elucidar a concepção de cidadania e como exercê-la, pois instiga os educandos a desenvolverem um pensamento crítico e reflexivo que favorece uma compreensão dos seus direitos e deveres para com a sociedade. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado junto a 50 alunos de cinco escolas estaduais de Picos-PI. Verifica-se com este estudo que os educandos consideram a disciplina de Sociologia um componente curricular necessário para a compreensão da sociedade em que vivem, tornando-os cidadãos mais conscientes da legitimidade de seus direitos e deveres e das desigualdades sociais que marcam a sociedade movida pelo capitalismo. 

Biografia do Autor

Maria das Dôres de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Professora - Associada 4 da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação popular. Desenvolve estudos sobre identidade e docência, sociologia no ensino médio, movimentos sociais, juventude, práticas educativas. 

Luciana Silva Dias, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teorias e Práticas Pedagógicas (CSHNB/UFPI),  , com ênfase em Pedagogia e Processos de Planejamento didático, Pedagogia Social e Sociologia. 

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

de Sousa, M. das D., Dias, L. S., & da Costa, D. P. (2022). A sociologia e a formação da cidadania dos alunos do ensino médio. Revista Teias, 23(68), 123–133. https://doi.org/10.12957/teias.2022.53433

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua