A sociologia e a formação da cidadania dos alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.53433Palavras-chave:
Sociologia, Cidadania, Ensino médioResumo
O presente artigo investiga as perspectivas dos alunos do ensino médio sobre a contribuição da disciplina de Sociologia para a formação da cidadania. Entende-se que as aulas de Sociologia podem ser um espaço propício para elucidar a concepção de cidadania e como exercê-la, pois instiga os educandos a desenvolverem um pensamento crítico e reflexivo que favorece uma compreensão dos seus direitos e deveres para com a sociedade. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado junto a 50 alunos de cinco escolas estaduais de Picos-PI. Verifica-se com este estudo que os educandos consideram a disciplina de Sociologia um componente curricular necessário para a compreensão da sociedade em que vivem, tornando-os cidadãos mais conscientes da legitimidade de seus direitos e deveres e das desigualdades sociais que marcam a sociedade movida pelo capitalismo.
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