A experiência estética na prática docente da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043

Palavras-chave:

Estética. Trabalho docente. Educação. Racionalidade técnica.

Resumo

Este artigo aborda o tema da experiência estética na prática docente. O condutor da investigação foi:  Como os docentes da Educação Básica percebem a experiência estética em suas práticas? O objetivo foi caracterizar as experiências estéticas realizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, para identificar elementos que geram o empobrecimento dessa experiência nessas práticas. A partir da análise de dados e à luz das teorias de Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirma-se que a redescoberta do lugar da experiência estética cria sentidos e potencializa o trabalho docente, superando a tendência reducionista da racionalidade instrumental e o desencanto pela profissão.

Biografia do Autor

Maurício Inácio dos Santos, Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac). Lambari/MG - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em História e Pedagogia. Professor da Fundação Presidente Antônio Carlos.

Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor de Filosofia da educação do programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

dos Santos, M. I., & Betlinski, C. (2021). A experiência estética na prática docente da educação básica. Revista Teias, 22(67), 450–465. https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043