A pesquisa na iniciação científica de ensino médio e o jovem estudante: uma visão semiótica e auto-organizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52821

Resumo

Nesta pesquisa são apresentadas as percepções dos jovens estudantes que vivenciaram a Iniciação Científica (I.C.) de Ensino Médio (E.M.) em uma instituição federal de ensino. Participaram 13 ex-orientandos em um desenho longitudinal de 8 anos. Usou-se como referencial teórico a Semiótica de Charles S. Peirce, a Teoria da Auto-organização de Michel Debrun e a Sociologia da Juventude. Foi caracterizada como uma pesquisa na ação, fundamentada nas ideias de Stenhouse e teve como principais objetivos: analisar o processo educacional em um ambiente de I.C. de E.M.; e apontar as percepções dos sujeitos da pesquisa em relação à formação proporcionada pelo aprendizado compartilhado entre orientador e jovem estudante. Sendo assim, o processo educacional apresentou valorização da conclusão do E.M. e da apropriação de novos conhecimentos; e aporte significativo da I.C. para as disciplinas escolares.

Biografia do Autor

Alan Rodrigo Antunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Cursou Licenciatura em Educação Física (de 1996 a 1999), pela Unesp-Presidente Prudente. Possui Doutorado em Educação também pela Unesp de Presidente Prudente. Tem experiência como professor da Rede Estadual de Educação Básica de São Paulo (de 2006 a 2011) e atua como professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul campus Três Lagoas (IFMS de Três Lagoas). Pesquisa temas relacionados ao ensino e aprendizagem na Educação Física escolar. É líder do Grupo de estudos GECET (Grupo de estudos, científicos, educacionais e tecnológicos) no IFMS-Três Lagoas. Atualmente cursa o pós-doutorado na Unesp de Presidente Prudente.

Marcia Regina Canhoto de Lima, Unesp - Presidente Prudente

Livre Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp, Campus de Presidente Prudente. Graduada em Educação Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP de Presidente, (FCT/UNESP/PP), em 1989. Concluiu o mestrado 2002 e o doutorado 2006 no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. Fez o Pós-Doutorado no ano de 2012 na Universidade de Salamanca na Espanha, com o Prof. Dr. Fernando Gil Villa da Faculdade de Ciências Sociais do Departamento de Sociologia, tendo como tema: "Culturas Juvenis na Escola: Uma Interlocução com a Produção De Pesquisadores Espanhóis". Concluiu a Livre Docência em abril de 2018, em Educação Física escolar. Exerce o cargo de Professora Assistente Doutora, em Regime de Dedicação Integral a Docência e a Pesquisa (RDIDP). Foi Chefe do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente. Coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventude (CEPELIJ) e é Lider do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal, Saberes e Fazeres, cadastrado no CNPQ.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Antunes, A. R., & Canhoto de Lima, M. R. (2021). A pesquisa na iniciação científica de ensino médio e o jovem estudante: uma visão semiótica e auto-organizada. Revista Teias, 22(67), 578–592. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52821