Programa de comunicação alternativa tátil: comunicação por meio de conexões táteis

Autores

  • Flavia Daniela dos Santos Moreira Professora do Instituto Benjamin Constant Pós-Doutoranda em Educação pela UERJ Doutora em Educação pela UERJ Mestre em Educação pela UFSCar Pedagoga e Orientado Educacional pela UFSCar https://orcid.org/0000-0003-3262-6289

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52640

Palavras-chave:

comunicação alternativa tátil, deficiência múltipla visual, atos comunicativos

Resumo

Crianças com deficiência múltipla sensorial visual lutam diariamente para comunicar necessidades e interesses e como ainda não se expressam de modo funcional, usam modalidades comunicativas informais e idiossincráticas, chamadas de atos comunicativos. Por essa razão, esse texto tem como objetivo apresentar os benefícios do PACT – Programa de Comunicação Alternativa Tátil, desenvolvido para crianças com deficiência múltipla sensorial visual, sendo proveniente de uma pesquisa de doutorado. Por ser um estudo inédito, pretende-se divulgar o assunto entre outros professores e instigar uma reflexão sobre a utilização desse programa com outras crianças e em outros contextos, a fim de favorecer a comunicação de quem não se comunica de modo funcional e depende do tato para estabelecer conexões e se comunicar com os outros.

Biografia do Autor

Flavia Daniela dos Santos Moreira, Professora do Instituto Benjamin Constant Pós-Doutoranda em Educação pela UERJ Doutora em Educação pela UERJ Mestre em Educação pela UFSCar Pedagoga e Orientado Educacional pela UFSCar

Professora do Instituto Benjamin Constant - Departamento de Educação
Pós-Doutoranda em Educação pela UERJ
Doutora em Educação pela UERJ
Mestre em Educação pela UFSCar
Pedagoga e Orientado Educacional pela UFSCar

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

dos Santos Moreira, F. D. (2021). Programa de comunicação alternativa tátil: comunicação por meio de conexões táteis. Revista Teias, 22(66), 309–324. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52640