Produção de brinquedos científicos com material reciclável: uma maneira lúdica de ensinar e aprender ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52562

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Brinquedos Científicos

Resumo

Este artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta interdisciplinar para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto se baseia na construção de brinquedos científicos, feitos com materiais recicláveis, que exploram conceitos físicos, tais como: conservação de energia, pressão, flutuação, movimento e força de atrito. A construção dos brinquedos foi orientada por roteiros que iniciavam com duas questões: uma sobre o fenômeno físico relacionado ao seu funcionamento e outra sobre os impactos para a natureza do material utilizado na sua construção. Dessa forma, buscou-se qualificar a Educação Ambiental no ensino de ciências com brinquedos que eram, ao mesmo tempo, produto da reutilização de um resíduo sólido e objeto de aprendizagem de um conceito físico. A utilização do lúdico e da brincadeira revelou-se ainda como uma alternativa de grande potencial para a inclusão da Educação Ambiental nas aulas de ciências do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Rodolfo de Moura Marques, Secretaria de Educação de Minas Gerais/Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa

Professor de Física da Educação Básica do Estado de Minas Gerais.

Paulo Henrique Dias Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora/Departamento de Educação

Professor associado do Departamento de Educação da UFJF a área de ensino de física. Pesquisador e líder do Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Faculdade de Educação da UFJF

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

de Moura Marques, R., & Dias Menezes, P. H. (2021). Produção de brinquedos científicos com material reciclável: uma maneira lúdica de ensinar e aprender ciências. Revista Teias, 22(67), 564–577. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52562