Procurando π: uma investigação sobre números irracionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52253

Palavras-chave:

Números Irracionais, Ensino de Matemática, Formação de Professores.

Resumo

O conjunto dos números irracionais possui especificidades sofisticadas que podem tornar complexa a tarefa de ensiná-las aos alunos, sem que sejam deixadas falhas em sua estrutura conceitual. Descreveremos aqui a aplicação de uma atividade não muito adequada para introduzir o conceito de irracionalidade do número π com alunos do Ensino Fundamental. Valendo-nos da análise de conteúdo dos dados produzidos em um encontro com licenciandos de Matemática, pretendemos contribuir com uma reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento do olhar crítico dos futuros professores em relação às atividades que costumam ser utilizadas em sala de aula. No estudo ficou evidente que o desenvolvimento da capacidade de avaliar uma dada atividade, de forma a perceber erros conceituais, não se deve apenas ao domínio do conteúdo, mas se relaciona às oportunidades de se vivenciar variados ambientes de aprendizagem e à necessidade de não se desconsiderar a dimensão crítica na formação de professores.

Biografia do Autor

Adriana de Souza Lima, Doutoranda em Ensino de Matemática (PEMAT/UFRJ) – Professora de Matemática das Redes Municipal e Estadual da Cidade do Rio de Janeiro

Educação Matemática

 

Vitor Acioly Barbosa, Doutorando em Ensino de Física (PEMAT/UFRJ) - Professor de Física da Rede Particular da Cidade do Rio de Janeiro

Ensino de Física

Victor Augusto Giraldo, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ)

Educação Matemática

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Lima, A. de S., Barbosa, V. A., & Giraldo, V. A. (2021). Procurando π: uma investigação sobre números irracionais. Revista Teias, 22, 372–385. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52253