Trajetórias lésbicas entre (re) invenções do silêncio na educação (escolar-familiar)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.51937

Palavras-chave:

trajetórias, educação, lesbianidade.

Resumo

Este artigo lança o olhar sobre narrativas lésbicas da região metropolitana do Recife. Elas se narram, expõem medos e valentias, a partir de uma lente forjada por tudo aquilo que as interpelaram: as experiências dos espaços escolar e familiar. Assim, foi possível identificar e compreender os dispositivos heterossexualizadores e seus efeitos na subjetivação lésbica. Por serem dinâmicos e abertos, os dispositivos pedagógicos possibilitam uma ambivalência narrativa dos espaços, onde a imposição da norma pode ser ao mesmo tempo contradita. Resume-se: a (cis)heteronormatividade é um projeto só bem-sucedido se aplicado sobre corpos que estejam dispostos a correspondê-lo. Dito isso, ante ameaças de um modelo familiar cis-heterossexual, morte física e investidas de uma junção família-escola, as lésbicas elegem, ainda, a escola como um espaço de viver, burlando normas, tramando resistências.

Biografia do Autor

Thais Priscila de Souza Torres, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação e Mestra em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na linha de pesquisa Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular. Graduada em Ciências Biológicas/Licenciatura (UFPE) e Educadora Popular. Pesquisadora do Grupo de pesquisa “Discurso, Subjetividade e Educação” (PPGEdu – UFPE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista pela concessão de bolsas de Pós-graduação pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Torres, T. P. de S. (2022). Trajetórias lésbicas entre (re) invenções do silêncio na educação (escolar-familiar). Revista Teias, 23(68), 104–122. https://doi.org/10.12957/teias.2022.51937

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua