Formação inicial na educação infantil: um estudo bibliográfico sobre as práticas dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50945

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Educação Infantil

Resumo

Partimos do pressuposto de que o professor precisa promover um ensino pautado em ações educativas à luz do desenvolvimento integral da criança. Entretanto, quando pensamos sobre o trabalho pedagógico dos professores que atuam na educação infantil, percebemos que há a existência de uma ambiguidade entre as ações que envolvem atividades de cuidados e educação. Nessa perspectiva, a problemática que guiou essa pesquisa foi: como atualmente está posta a formação dos professores que atuam na educação infantil, se considerarmos a forma como ela foi constituída? Buscando responder tal questionamento, esse artigo tem como objetivo principal refletir sobre a prática dos professores a partir da formação inicial na educação infantil. Para esta reflexão, optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, pautando-nos, principalmente, em Adorno (2001, 2003, 2010) e em autores como Cerisara (2002), Paschoal e Brandão (2015), Peroza e Martins (2016). A educação por si só não é um fator potencial da emancipação, contudo, ainda assim acreditamos na sua ascendência e, por este motivo, enfatizamos sobre a importância destes profissionais compreenderem o papel educativo que exercem e representam nas instituições formativas de ensino, mais especificamente, na educação infantil.

Biografia do Autor

Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação na área de Formação Docente pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela UEL. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Membro do Grupo de Pesquisa "Semiformação e Educação no Contexto da Sociedade Danificada: Para Além do Território Demarcado" vinculado ao "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" desenvolvido na UEL.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela UNESP - Marília. Doutora em Educação pela UEM - Maringá. Coordenadora da Comissão de Pesquisa - UEL. Coordenadora do Curso de Especialização Trabalho Pedagógico em Educação Infantil. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação – UEL. Líder do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica.

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Campus de Assis, SP (2015). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2010). Possui Mestrado em Educação (2001) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Docente do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Nível Mestrado. Experiência na área da Educação com ênfase em Didática para Formação de Professores na Educação Básica.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Nakata, N. Y. S., Oliveira, M. R. F. de, & Paschoal, J. D. (2021). Formação inicial na educação infantil: um estudo bibliográfico sobre as práticas dos professores. Revista Teias, 22(65), 325–336. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50945