Sentidos da/para a formação de professoras coordenadoras: lições da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50940

Palavras-chave:

Formação continuada, Formação de formadores, Professoras coordenadoras, Cotidiano escolar.

Resumo

promovido pela Secretaria Municipal da Educação de um município paulista. A pesquisa teve como objetivos compreender os sentidos atribuídos a essa formação e os modos de estar na escola como professoras coordenadoras. Os dados de análise são compostos de cartas endereçadas às formadoras apontando os sentimentos, expectativas e necessidades formativas. As análises, orientadas pelo paradigma indiciário, evidenciaram que a formação foi compreendida como um momento de interrupção da rotina e possibilidade de deslocamento do olhar e, consequentemente, atribuição de sentido para o trabalho. Estar entre os colegas compartilhando ideias e sentimentos contribuiu com o sentimento de pertencimento no grupo e valorização da função. 

Biografia do Autor

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Pedagoga pela PUCSP e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pòs-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Keila Santos Pinto, Secretaria Municipal de Rio Claro/SP

Pedagoga e Mestre em Educação pela UNESP/Rio Claro e doutoranda em Educação pela UNESP/Rio Claro. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro - SP.

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Publicado

07-05-2021

Como Citar

Cunha, R. C. O. B., & Pinto, K. S. (2021). Sentidos da/para a formação de professoras coordenadoras: lições da experiência. Revista Teias, 22(65), 313–324. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50940