Docência universitária: formação docente dos professores do curso de Comunicação Social e do PPGCOM da UFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50891

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, Formação docente, Comunicação, Saberes Amazônicos, Universidade Federal de Roraima.

Resumo

A presente investigação objetiva discutir a formação docente realizada na construção da aprendizagem da docência dos professores que atuam nos cursos de bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo (CCOS) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para isso, fizemos uma análise dos Currículos Lattese uma consulta via e-mail aos docentes indagando-os sobre as atividades realizadas durante o processo de sua formação, vinculadas à aprendizagem da docência. Esse conjunto de documentos foi investigado a partir da análise de conteúdo na qual foram acionadas três categorias: formação inicial acadêmica; pós-graduação; e, trajetórias formativas. O que fica evidente com a discussão dos dados é que, na medida em que os professores são formadores, também se formam e este processo exige uma postura colaborativa que se faz na prática da sala de aula, é uma conquista social, compartilhada. O processo de aprendizagem da docência coloca, portanto, o professor diante do desafio de se apropriar de estratégias capazes de favorecer o domínio dos conhecimentos específicos, articulando-os com a dimensão pedagógica, mesmo que para isso tenha que acionar experiências formativas outras que não necessariamente passem pela educação formal.

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Pós Doutora em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América; Professora efetiva do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UFRR; Professora permanente do Doutorado interinstitucional em educação na Amazônia.

Vilso Junior Chierentin Santi, Universidade Federal de Roraima

Pós-doutor em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América; Professor efetivo do curso de Comunicação Sociail/Jornalismo - UFRR; Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UFRR.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Baptaglin, L. A., & Chierentin Santi, V. J. (2021). Docência universitária: formação docente dos professores do curso de Comunicação Social e do PPGCOM da UFRR. Revista Teias, 22(65), 283–298. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50891