Inclusão em educação: desafios do público-alvo da educação especial na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50871

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Especial, Educação Profissional, Políticas públicas, Público-alvo da Educação Especial, Democratização do ensino

Resumo

Essa pesquisa objetivou caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão em educação do público-alvo da educação especial na educação profissional técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) - Campus Boa Vista (CBV). Assim, essa pesquisa teve como investigação central analisar as políticas públicas de inclusão em educação, buscando compreender os desafios à escolarização profissional desse público pertencente à educação profissional. Esse estudo fundamentou-se na Teoria Crítica da educação com ênfase ao pensamento de Theodor Adorno. Quanto aos instrumentos e procedimentos metodológicos de pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes do estudo e também aplicamos questionário de caracterização com esses participantes da pesquisa. Foram entrevistados sete gestores que contribuíram com a pesquisa na identificação das concepções e ações político-pedagógicas/inclusivas. Constatou-se que há iniciativas no Campus de ações inclusivas, porém a pesquisa revelou barreiras que obstaculizam a implementação da educação especial na perspectiva inclusiva.

Biografia do Autor

Maria Leilza Pires Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Pós-graduada a Nível de Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Gama Filho. Pós-graduação a Nível de Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente desenvolve suas atividades laborais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Patrícia Ferreira de Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo PPGEduc (Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). Professora I Educação Especial do Município de Duque de Caxias/RJ.

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), onde está vinculado institucionalmente ao Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECMSD). Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI)

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Siqueira, M. L. P., Andrade, P. F. de, & Damasceno, A. R. (2021). Inclusão em educação: desafios do público-alvo da educação especial na educação profissional. Revista Teias, 22(65), 350–361. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50871