Análise Temática Dialógica aplicada a uma roda de conversa com crianças: uma explanação baseada em relato de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50727

Palavras-chave:

Análise temática dialógica, rRoda de conversa, Crianças

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a Análise Temática Dialógica, seus fundamentos epistemológicos e sua aplicação em um contexto de pesquisa qualitativa com crianças. Partindo da concepção de linguagem elaborada e desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, apresentam-se os pressupostos que embasam esse tipo de análise: o caráter dialógico da língua, o entendimento da palavra como signo ideológico e a concepção de tema. São abordados também os conceitos de endereçamento e alteridade que guiam as análises, de modo que todo enunciado do(a) participante é considerado em relação ao outro – ou aos outros – a quem ele(a) se dirige. Após essa explanação inicial, apresenta-se um relato prático da aplicação da Análise Temática Dialógica às informações produzidas em uma pesquisa sobre tecnologia com crianças. A pesquisa se utilizou de roda de conversa como procedimento metodológico para investigar os significados presentes nas falas das crianças participantes sobre a presença das tecnologias em suas vidas.

Biografia do Autor

Larissa Krüger Fernandes, Universidade de Brasília

Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento. Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar.

Lady Daiane Martins Ribeiro, Universidade de Brasília

Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento. Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar.

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade de Brasília

Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento. Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar.

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

Krüger Fernandes, L., Martins Ribeiro, L. D., & Teixeira Borges, F. (2021). Análise Temática Dialógica aplicada a uma roda de conversa com crianças: uma explanação baseada em relato de pesquisa. Revista Teias, 22(64), 226–240. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50727

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua