A aplicação dos royalties na educação dos municípios da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50574

Palavras-chave:

financiamento da educação, royalties, participação especial

Resumo

Este artigo objetiva analisar a aplicação em educação dos recursos das compensações financeiras advindas da exploração de recursos naturais, sobretudo as do petróleo, xisto betuminoso e gás natural, realizada pelos municípios da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro (RMRJ). A partir das pesquisas bibliográfica e documental, é apresentada uma análise dos dados disponíveis nos sites dos Tribunais de Contas do Estado e do Município, bem como no da Transparência e/ou das Secretarias de Fazenda Municipais. Entre outros resultados, o trabalho revela que dos 22 municípios integrantes da RMRJ, apenas oito (36,4%) declararam investir parte desses recursos em educação, e, destes, apenas cinco disponibilizaram a descrição das despesas pagas, fato que dificulta a investigação e análise do destino desses recursos. Revela, ainda, que a destinação à educação, disposta no ordenamento jurídico, de 75% dos recursos dos royalties, vem sendo refreada por processos de judicialização, os quais aguardam julgamento no Supremo Tribunal Federal.

Biografia do Autor

Fábio Araujo de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Doutor Fábio Araujo de Souza

Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Departamento de Administração da Educação (EDA)

Janaina Specht da Silva Menezes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Professora Titular da Escola de Educação da Unirio

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unirio

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

Souza, F. A. de, & Menezes, J. S. da S. (2021). A aplicação dos royalties na educação dos municípios da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Revista Teias, 22(64), 20–40. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50574

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua