EJAI na Amazônia Paraense: ataques e resistências na luta pela educação pública e gratuita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50113

Palavras-chave:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Amazônia Paraense, Resistências.

Resumo

O estudo objetiva analisar a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) por meio das orientações dos organismos multilaterais, apresentando dados concretos da realidade da Amazônia Paraense e estratégias de resistências construídas com os movimentos sociais em defesa desta modalidade de educação. A metodologia adotada teve como base o materialismo histórico dialético e o uso da análise documental e de dados oficiais do INEP. Os resultados evidenciam ataques à EJAI com grande redução de atendimento devido à diminuição de matrículas e fechamento de turmas. Concluímos que os movimentos sociais são resistências de enfrentamento na luta e defesa da EJAI, direito inalienável dos diversos sujeitos da Amazônia Paraense à educação pública, gratuita e socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Professora adjunta do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdadde de Educação Física. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPA). Formação em Licenciatura em Educação Física (UEPA) e Pedagogia (UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF/UFPA), integrante dos grupos de pesquisa GEPERUAZ/UFPA e GESTRADO/UFPA.

Maria Celeste Gomes de Farias, Secretaria de Estado de Educação - Pará

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003) , possui Especialização em Docência no Ensino Superior pela UFPA/ICED ( 2006). Possui Mestrado em Educaçao na Linha de Politicas Publicas Educacionais pela UFPA/ICED (2009). Doutora em Educação na Linha de Educação,Cultura e Sociedade- UFPA/PPGED (2019). Integra o Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia/GEPERUAZ.

Darinêz de Lima Conceição, Universidade Federal do Pará - Faculdade de Educação Física - Campus de Castanhal

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Docência no Ensino Superior - UFPA (2008). Mestre em Educação na Linha de Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará/UEPA (2010) e Doutorado em Educação na Linha de Currículo, Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará/UFPA. Atua como Professor Adjunto I, na UFPA-Campus Castanhal (Faculdade de Educação Física). Integra o Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia/GEPERUAZ e ECOAMAZONIA.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Costa, M. da C. dos S., de Farias, M. C. G., & Conceição, D. de L. (2021). EJAI na Amazônia Paraense: ataques e resistências na luta pela educação pública e gratuita. Revista Teias, 22(65), 413–430. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50113