As razões da permanência escolar no Proeja: narrativas dos trabalhadores-estudantes do sertão de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50079

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar as razões da permanência escolar dos sertanejos-trabalhadores-estudantes que, motivados pelo sonho e pela determinação, permaneceram no Curso técnico de nível médio integrado em alimentos, no âmbito do Proeja, doInstituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus Piranhas. Utilizamos o método de história de vida como ponte entre o individual e o social com base em Cipriani (1988) e Paulilo (1999). As narrativas foram construídas por meio da técnica da entrevista de História de vida (Queiroz, 1988). As vozes dos narradores, utilizadas como fontes, demonstraram que os motivos da permanência são oriundos da cooperação e solidariedade entre os colegas, apoio familiar, incentivo de alguns professores, e pela existência material de: transporte, materiais didáticos e auxílio financeiro. Nesse sentido, envolveu as permanências simbólica e material. 

.

 

 

Biografia do Autor

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)

Professor do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Piranhas), área: Formação de Professores. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Formação Docente pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Linguística. Professora da Graduação em Pedagogia e da Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (Cedu/Ufal). Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja).

Suzi Cristiane Soares da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)

Discente do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (Ifal – Campus Piranhas). Bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação/Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Silva, J. C. da, Freitas, M. L. de Q., & Silva, S. C. S. da. (2021). As razões da permanência escolar no Proeja: narrativas dos trabalhadores-estudantes do sertão de Alagoas. Revista Teias, 22(64), 41–54. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50079

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua