A educação especial e inclusiva no ensino de química: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.49873

Palavras-chave:

mapeamento, educação inclusiva, ensino de química, deficiência visual

Resumo

Esse artigo apresenta o resultado de um mapeamento de pesquisas acadêmicas com foco em Educação Inclusiva no Ensino de Química no contexto da Deficiência Visual. Para coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2009 a 2019. O objetivo desse mapeamento foi conhecer como os pesquisadores da área de Ensino de Química estão desenvolvendo suas práticas com esse público. Foram encontrados nos dois bancos de dados 22 produções acadêmicas, sendo 2 teses e 20 dissertações. Os resultados evidenciaram que as pesquisas relacionadas a esse tema ainda se apresentam tímidas e destacam em sua maioria as dificuldades e os desafios dos professores em atuarem com alunos com deficiência visual.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Pós-doutorando em Química pelo IQSC-USP

Pós-Doutorando em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Licenciado em Química e Pedagogia, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais, Vasta experiência na área Química, Ensino de química e Ciências. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Professor de Química da rede pública e privada de Ensino no Estado de São Paulo.

Carmem Lúcia Costa Amaral, Professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Silva, R. S., & Amaral, C. L. C. (2021). A educação especial e inclusiva no ensino de química: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019. Revista Teias, 22(66), 296–308. https://doi.org/10.12957/teias.2021.49873