Encruzilhada de Saberes em tempos de cólera: currículo dEcolonial e pedagogias da escrevivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49741

Palavras-chave:

Educação, Magistério, Políticas Públicas

Resumo

Com a entrada de novos sujeitos do conhecimento na universidade pública brasileira, por meio de políticas de cotas, foram exigidas reformas paradigmáticas na organização e no currículo do ensino superior, a partir de perspectivas epistemológicas pluriversais. Assim, dialogando com perspectivas teórico-metodológicas que estabelecem diálogo entre decolonialidade e educação, o objetivo principal deste artigo é a reflexão crítica sobre cursos de formação docente em universidade pública da Bahia que apostam na pluriversalidade epistêmica, no ensino interprofissional e na interdisciplinaridade, abrindo trincheira para experimentação de pedagogias decoloniais. A arquitetura curricular da UF constituiu-se, entre 2015 e 2019, em uma perspectiva integradora de saberes, práticas e segmentos do ensino superior (graduação e pós-graduação), organizados por sistema de ciclos, compostos por fases sucessivas e articuladas de formação, responsáveis por intensa flexibilidade na trajetória curricular do estudante de graduação. 


Biografia do Autor

Fabiana de Lima Peixoto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Fabiana Lima  é professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, Itabuna-BA. Possui bacharelado e licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Literatura Brasileira pela UFRJ (2001), doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2011). Tem trabalhado com produção literária afro-brasileira, relações raciais na educação, artes negrodescendentes e diaspóricas, culturas africanas e afro-brasileira, ensino de literatura, memórias orais, produção de material didático em educação para as relações étnico-raciais, saberes tradicionais, educação integral, formação de professores. Desde agosto de 2018, coordena o Subprojeto de Iniciação à Docência, na grande área das Humanidades, "Descolonizando Saberes: educação das relações étnico-raciais, de gênero e de promoção dos direitos humanos". É pesquisadora do ALDEIA: núcleo de pesquisas afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB) , do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e do Grupo de estudos, pesquisas e ações sobre o racismo, relações etnicorraciais e indígenas (GEPARREI/CPII).

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

Peixoto, F. de L. (2020). Encruzilhada de Saberes em tempos de cólera: currículo dEcolonial e pedagogias da escrevivência. Revista Teias, 21(62), 116–130. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49741

Edição

Seção

Raça e Cultura