A atuação do movimento negro e as questões raciais no curso de Pedagogia da UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49736

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-raciais, Núcleo de Estudos Negros, Curso de Pedagogia

Resumo

O artigo analisa o processo de inclusão da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso de Pedagogia da UFSC, tendo como foco a atuação do Núcleo de Estudos Negros (NEN). Para isso, estudamos documentos curriculares produzidos no interior do curso de Pedagogia, entre eles o projeto pedagógico do curso, manifestos, atas de assembleias, publicações produzidas pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN), além de documentos nacionais que orientam a educação das relações étnico-raciais e a formação docente. O diálogo se situa numa perspectiva de descolonização dos currículos e oferece elementos capazes de evidenciar que há uma perspectiva negra decolonial em curso na sociedade brasileira. Conclui-se que a articulação do NEN e o curso de Pedagogia da UFSC foi primordial para impulsionar a inclusão do debate étnico-racial no currículo do curso de Pedagogia da UFSC.

Biografia do Autor

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação/UFSC na área Organização de Processos Educativos e na disciplina Diferença, Estigma e Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação, pesquisadora no Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC). Email: passos.jc@gmail.com.

Eduarda Souza Gaudio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestra em Educação pela mesma Universidade (2013). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Pesquisadora associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Diferença, Arte e Educação - ALTERITAS do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra a Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Atua na formação continuada de professores/as de Educação Infantil no município de Florianópolis. Desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais com foco em: Educação Infantil, Formação de Professores/as, Currículo e Curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

dos Passos, J. C., & Gaudio, E. S. (2020). A atuação do movimento negro e as questões raciais no curso de Pedagogia da UFSC. Revista Teias, 21(62), 250–262. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49736

Edição

Seção

Raça e Cultura