Evasão e permanência de cotistas e não cotistas raciais no Ensino Técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49714

Palavras-chave:

Cotas Raciais, Ensino Médio Profissional, Evasão e Permanência Escolar.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar o índice de evasão e permanência anual dos estudantes cotistas raciais em comparação com os ingressantes pela ampla concorrência dos cursos técnicos integrados de nível médio, nos anos letivos de 2013 a 2018, em uma instituição federal localizada no Sul de Minas. A abordagem da investigação é de caráter quantitativo e reúne características de pesquisa descritiva e exploratória ao levar em consideração os dados gerados pelo sistema acadêmico, bem como a aplicação de 35 questionários pela Coordenação Pedagógica. Os resultados alcançados revelam que existe uma variação da taxa de evasão e permanência escolar nos três cursos técnicos estudados em relação ao público estudantil de cotistas e não cotistas raciais.

Biografia do Autor

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Departamento Ciências Humanas (DCH), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Aline de Carvalho Pereira, CEFET-MG, Unidade Nepomuceno.

Servidora Técnico Administrativo lotada no Setor de Registro e Controle Acadêmico (SRCA)

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Silva, N. N. da, & Pereira, A. de C. (2020). Evasão e permanência de cotistas e não cotistas raciais no Ensino Técnico. Revista Teias, 21(62), 203–216. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49714

Edição

Seção

Raça e Cultura