Aprendendo com a Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49706Palavras-chave:
Epistemologias do sul, Amazônia, Educação indígena.Resumo
A proposta deste artigo é apresentar uma narrativa (auto)biográfica de formação em contexto amazônico, relativizando as perspectivas norte-sul, no contexto brasileiro, a partir das epistemologias do sul de Boaventura de Souza Santos. O uso do gerúndio do verbo aprender no título é proposital, uma vez que marca uma trajetória de um professor que se reconhece em estado de constante (trans)formação. O texto narra inicialmente as mudanças geográficas e as aprendizagens que decorrem desta mudança, passando para transformações políticasepistemológicas nas aprendizagens com os indígenas da região, concluindo com uma reflexão sobre aprender a ser parente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.