Aprendendo com a Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49706

Palavras-chave:

Epistemologias do sul, Amazônia, Educação indígena.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma narrativa (auto)biográfica de formação em contexto amazônico, relativizando as perspectivas norte-sul, no contexto brasileiro, a partir das epistemologias do sul de Boaventura de Souza Santos. O uso do gerúndio do verbo aprender no título é proposital, uma vez que marca uma trajetória de um professor que se reconhece em estado de constante (trans)formação. O texto narra inicialmente as mudanças geográficas e as aprendizagens que decorrem desta mudança, passando para transformações políticasepistemológicas nas aprendizagens com os indígenas da região, concluindo com uma reflexão sobre aprender a ser parente.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, culturas, cotidiano escolar, formação de professores indígenas, gênero, sexualidades e pesquisas (auto)biográficas.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

Peixoto, L. F. (2020). Aprendendo com a Amazônia. Revista Teias, 21(61), 150–167. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49706

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia